this site is simply a raw output from the database, with no features; see formatted archive at bahai-library.com

ARCHIVEbahai-library.com/marujo_bahais_direccao_mundial
AU1_1STAntonio
AU1_2NDMarujo
EDIT2
FRMT2
CITY_THISLisbon
DATE_THIS2003-05-08
COLLECTION1Newspaper
TAGSNewspaper articles;Universal House of Justice, Election of
TITLE_THISBahá'ís Têm Nova Direcção Mundial
TITLE_PARENTJornal Publico
BLURBArticle on the Election of the Universal House of Justice, published in a Portuguese newspaper.
NOTESThe author, Antonio Marujo, usually writes about religious issues. Originally posted at publico.pt.
CONTENTOs cerca de seis milhões de crentes bahá'ís que existem no mundo têm uma nova direcção internacional. Os nove membros da Casa Universal de Justiça - o conselho internacional da comunidade bahá'í, sediado em Haifa (norte de Israel) - tiveram que ser eleitos por correspondência, tendo em conta a situação política que se vive no país, o que acontece pela primeira vez desde 1963, quando este organismo passou a ser eleito.

Entre os nove escolhidos, há dois novos nomes: o alemão Hartmut Grossmann e o iraniano Firaydoun Javaheri. Os outros sete foram reeleitos: os americanos Kiser Barnes e Hooper Dunbar, o australiano Peter Khan, o iraniano Farzam Arbab, Glenford Mitchell, da Jamaica, Douglas Martin, do Canadá, e o inglês Ian Semple.

Entre os nove dirigentes da Casa Universal de Justiça não há qualquer distinção de funções, esclarece Mário Mota Marques, dirigente da comunidade em Portugal. Ao contrário do que acontece a nível local ou regional, em que há coordenadores, secretários e tesoureiros.

A escolha foi feita com um sistema de colégio eleitoral: 1544 votantes eleitos pelas 178 comunidades nacionais dos bahá'ís indicaram os nove mandatários que dirigirão, durante os próximos cinco anos, a comunidade mundial bahá'í. Esta comunidade religiosa não tem clero e os seus dirigentes locais, nacionais e internacionais são escolhidos por votação, que não é precedida de qualquer campanha.

Os bahá'ís, que reivindicam ser a segunda religião geograficamente mais difundida no mundo, depois do cristianismo, seguem princípios como a unidade e harmonia entre as religiões do mundo, a igualdade entre homem e mulher e a unidade racial. Em Portugal, os bahá'ís são cerca de oito mil, de acordo com Mota Marques, que foi um dos nove eleitores portugueses.

O centro mundial bahá'í está situado em Haifa desde que o fundador da comunidade, foi forçado ao exílio pelas autoridades do Império Otomano, em 1868.
LOCATIONSPortugal;BWC
POSTED2005-01-28 by Marco Oliveira
VIEWS6359
PERMISSIONfair use
LG1_THISPortuguese
Home Site Map Links Copyright About Contact